A CÍNICA COMPANHIA DE TEATRO
APRESENTA SEU NOVO ESPETÁCULO
“O TRENZINHO DA CANTAREIRA”
De 18 a 26 (sábados e Domingos)
de Agosto às 15h e 30 min.
no SESC ITAQUERA
Trabalho que foi criado especialmente para o evento, Festas Brasileiras 2012, do SESC ITAQUERA que tem como proposta trazer para a cena, memórias e depoimentos de pessoas que trabalharam ou simplesmente utilizavam a linha férrea Tramway da Cantareira, popularmente chamado Trenzinho da Cantareira que esteve na ativa de 1907 a 1965 ligando a cidade de São Paulo, cortando a Zona Norte até o município de Guarulhos.
Fotos: Luciana Ponce
O trabalho consiste em uma aprofundada pesquisa com dramaturgia de Solange Dias que transformou em texto todas as improvisações e estórias colhidas em depoimentos, documentos, contos e musicas populares dividindo-as em quatro estações.
Juntamente a esse processo a direção musical fez uma pesquisa de sambas, marchas carnavalescas e boleros da época além de criar composições originais para o trabalho.
SINOPSE
Uma trupe bem humorada e chamuscada pela brasa da chaminé da Maria Fumaça e o pelo tempo, convidam o público a uma viajem no tempo. O ano de partida é 1965, momento em que todos se despediam do chamado Trenzinho da Cantareira, assim, começam a reviver suas estórias sobre o trabalho e o lazer, encontros e despedidas, alegrias e tristezas vividas nos trilhos da antiga ferrovia.
A trupe sai em cortejo cantando e contando as histórias, levando o público por estações (pontos de parada dentro de uma grande tenda para a representação da história da vez). A apresentação poderá ser feita também em um único espaço, convencional ou não.
O espetáculo é dividido em quatro blocos interligados por entremeios musicais com temas da primeira metade do século 20 como sambas, marchas e boleros, bem como composições criadas especialmente para o espetáculo entre uma cena e outra.
O público acompanhará o espetáculo entrando neste trem imaginário juntamente com os personagens, seguindo até a próxima parada.
Um trabalho que traz de forma bem humorada uma parte da história de nossa cidade, do nosso povo com seus hábitos, não apenas os grandes feitos que encontramos nos "livros oficiais da história".
Ficha Técnica
Antonia Matos, Daniel Rodrigues, Dudu Oliveira, Glauber Coimbra, Marcio Ribeiro e Marina Donatti
Direção Geral
Dudu Oliveira
Dramaturgia
Solange Dias
Direção Musical
Antonia Mattos e Daniel Rodrigues
Objetos Cênicos
Mauro Martorelli
Figurinos
André Martins
Produção
Adryela Rodrigues
Fotografias de Divulgação
Luciana Ponce
Nenhum comentário:
Postar um comentário